Quando o assunto é lanche escolar, você não quer que o seu filho coma qualquer coisa, não é mesmo? Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento das crianças e para prevenir doenças.
Além disso, boa parte dos alunos passam meio período estudando, ou seja, metade das refeições que eles fazem no dia são feitas na escola.
A merenda escolar é tão importante que, no Rio Grande do Sul, foi regulamentada a Lei nº 15.216, que proíbe a comercialização de produtos nos colégios que colaboram para doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.
Salgadinhos, doces, coxinha… uma cantina pode ter muitas opções ruins à disposição do seu filho. Então, é importante conscientizar as crianças sobre os melhores alimentos.
A gente sabe que a alimentação dos pequenos merece toda a atenção, mas não é uma tarefa fácil. Por isso, você acompanha aqui dicas de como garantir um bom lanche escolar. Boa leitura!
Qual é o lanche escolar ideal para cada idade?
Dependendo da idade, cabe aos pais terem que preparar a lancheira dos filhos com alimentos nutritivos, certo? Portanto, é bom saber o que realmente vale a pena colocar na mochila.
Claro, ao ficar mais velho, o adolescente já ganha mais autonomia para escolher o que comer na cantina da escola. Mas não é por isso que ele deve comer um salgado com refrigerante todos os dias.
6 meses a 1 ano
Este é o período que se inicia introdução alimentar, quando o bebê vai parando de mamar aos poucos e começa a provar novos alimentos.
Essa fase é importante porque é nela que o neném começa a experimentar sabores e texturas diferentes, por isso, introduzir uma alimentação saudável pode adaptar o paladar dele.
Ou seja, caprichar com bons alimentos nesse momento vai fazer toda a diferença para o futuro com um bom hábito alimentar!
O ideal é oferecer ao seu filho uma alimentação variada e rica em macro e micronutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, ferro, zinco e vitaminas.
Se você quer saber tudo sobre introdução alimentar, clique aqui!
2 a 8 anos
Nessa época, as crianças passam muito tempo brincando, gastando bastante energia, portanto é fundamental caprichar no lanche escolar.
O ideal é que a criança faça 3 refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar. Claro, também pode ser feito lanchinhos ao longo do dia.
Se você tiver tempo e disposição, é interessante fazer o seu filho tomar o café da manhã antes de sair de casa, além de preparar pelo menos um lanche para pôr na lancheira.
Dessa forma, você garante que o seu filho já faça boas refeições. Carboidrato, proteína, ferro e fibra são nutrientes que garantirão energia para o pique das crianças.
8 a 12 anos
Agora a tarefa de alimentar os filhos fica um pouco mais complicada, já que eles tem mais autonomia para ir à cantina e já sabem o que gostam ou não de comer.
Porém, caso a família e a escola tenham ensinado direitinho sobre bons hábitos alimentares nos anos anteriores, esse período se torna mais fácil.
As crianças que se acostumaram com alimentos saudáveis e variados tendem a ser adolescentes mais flexíveis quanto às refeições. Afinal, a relação dele com a comida já foi trabalhada desde menorzinho.
Dos 12 anos em diante, basta apenas você administrar a alimentação do seu filho e, inclusive, fazer com que preparem os próprios lanches.
O que colocar na lancheira?
Agora você sabe a importância da alimentação saudável no lanche escolar e como orientar o seu filho de acordo com a idade dele.
Então, está faltando você saber o que colocar na lancheira, certo? A gente te conta!
O lanche escolar ideal é aquele que contenha um alimento de cada grupo, como:
- uma proteína, como iogurte, leite ou queijo
- uma fruta que a criança gostar mais
- um carboidrato, como pães, bolinhos ou bolachas integrais
- uma bebida, como suco natural ou água de coco
Ou seja, deu para perceber que é para evitar alimentos processados, ricos em açúcar e conservantes, certo?
Claro que não é bom cortar tudo, você pode encaixar achocolatados e biscoitos recheados uma vez ou outra, até para não gerar um sentimento de inveja e tristeza pelo coleguinha que come essas coisas.
Permitir que o seu filho participe na montagem do lanche escolar pode ser uma boa ideia. Ele pode ajudar na variedade dos alimentos, sabendo o que realmente quer comer, evitando que volte para casa com a lancheira cheia.
Veja uma lista com boas dicas de alimentos para colocar na mochila:
- Frutas cortadinhas
- Sucos naturais
- Iogurtes
- Sanduíches integrais
- Bolos mais saudáveis, como de banana ou de cenoura
- Brownies feitos com cacau 70% ou 100%
- Geleias e patês para comer com bolachinhas
- Tortinhas de frango
- Pasteizinhos de forno
É claro que nos casos de restrição alimentar é preciso adaptar a alimentação. Por isso, é mais importante ainda que você participe na montagem do lanche escolar.
Em nosso blog, fizemos um post falando sobre restrições alimentares e alimentação inclusiva. Clique aqui e fique por dentro de tudo!
Dicas de ouro na montagem do lanche escolar
Basicamente, se você chegou até aqui, sabe muito bem o que colocar e o que evitar na lancheira do seu filho. Mas não para por aí!
Nós trouxemos dicas de ouro para otimizar a montagem do lanche escolar e facilitar que seu filho coma o que é melhor para ele.
- A lancheira e os lanchinhos devem ser uma extensão da alimentação habitual, então, escolha alimentos que a sua família coma normalmente no dia a dia
- Pela dica acima, é importante que os pais sirvam de exemplo, comendo alimentos saudáveis na rotina
- Mostre que uma alimentação saudável também é saborosa e aposte na variedade
- Mude a apresentação dos lanchinhos, sempre faça cortes e montagens diferentes, aumentando o interesse da criança pela comida
- Tire um tempinho com seu filho para preparar os lanches para a escola e faça disso um hábito em família
Lanche escolar: um reflexo para a vida toda
Agora você está expert na montagem do lanche escolar para o seu filho em todas as idades!
É importante saber que a alimentação das crianças e adolescentes podem ser um reflexo para a vida toda, portanto, apresente os melhores alimentos enquanto ainda são pequenos.
Nós, da Papá Comida de Criança, oferecemos uma diversidade de lanchinhos para o seu filho.
Do café da manhã à sobremesa, você ganha muito mais tempo na sua rotina com nossas comidinhas naturais, fugindo da industrialização e dos alimentos processados.
Acesse o nosso site e confira o cardápio completo!