Diferenças entre franquia e microfranquia? Qual a melhor

Quando se deseja empreender, existem dois caminhos: começar um negócio do zero ou investir em um negócio testado e validado.

Muitas pessoas optam por franquias porque não precisa de experiência prévia e o negócio já vem pronto, com nome reconhecido, produto e sistema validados e aprimorados ao longo da história da marca. 

De fato, quando se investe em franquias você recebe todo o “Know-How” necessário para tocar o negócio de forma saudável e lucrativa, além de todo suporte da franqueadora.

No entanto, no mundo do franchising existem duas subdivisões. Para escolher entre elas é preciso entender as diferenças entre Franquias e Microfranquias. 

Continue a leitura, vamos explicar as diferenças entre Franquias e Microfranquias ,além das vantagens de cada uma.

O que é uma franquia?

Primeiro precisamos entender o conceito de franquia para passar para suas especificidades. 

Franquias são um modelo de negócio, onde uma empresa (franqueadora) sede sua marca para que pessoas (franqueados) possam colaborar com a rede do negócio. Dessa forma, a franqueadora permite que os franqueadores realizem vendas e distribuam o produto com todo conhecimento, técnicas e qualidade, sem haver vinculo trabalhista formal. 

A regulamentação dessa atividade é definida na Lei 8.955/94 – Lei da Franquia.

Nesse contexto, a franqueadora divide a expertise com o franqueado. 

Mas por que Franquias são a melhor opção para quem deseja empreender, mas não tem conhecimento no ramo? Franquias são um negócio pronto e estabilizado no mercado, além de todo suporte técnico e informacional por parte da franqueadora. 

Agora que você já entende como funciona uma Franquia, vamos para as diferenças entre Franquia e Microfranquia.

4 diferenças entre franquias e microfranquias:

Legalmente não existe diferenças entre estes dois modelos, mas, na prática, a dinâmica e gestão deles diferem em alguns aspectos. 

É importante que você entenda as especificidades de cada um para encontrar o modelo que melhor se adéqua as suas necessidades.

Confira:

1 – Investimento Inicial:

A principal diferença entre os dois modelos é o valor de investimento inicial. 

De acordo com a  ABF – Associação Brasileira de Franchising, microfranquias são aquelas empresas que possuem investimento inicial inferior a 90 Mil, enquanto Franquias são as marcas com valores acima dessa taxa. No caso das Franquias não há valor máximo.

Este investimento inicial diz respeito ao valor necessário que o franqueado invista para poder revender e fazer parte do negócio da microfranquia.

Enquanto é possível encontrar ótimas microfranquias com investimento inicial de 50 mil reais, por exemplo, algumas franquias podem custar mais de 1 milhão. 

2 – Faturamento e custos de operação

O faturamento e custos de operação correspondem ao tamanho e abrangência do negócio. Logo, como Franquias são marcas maiores, seu faturamento e custo de operação também são maiores, assim como seu investimento inicial. 

3 – Necessidade de Gestão de Pessoas

Uma microfranquia pode ser gerida por apenas uma pessoa, já uma Franquia precisa de uma estrutura maior, com uma equipe de profissionais especializados, como também um controle mais rígido de cadastro e contratação.

O ponto forte das microfranquias, é o fato de serem mais flexíveis e adaptáveis, funcionando perfeitamente como uma atividade extra para complementar a renda dos franqueados.

4 – Exigência de Unidade Física

Microfranquias não necessitam de um ponto físico para realizar suas atividades, as vendas podem acontecer inclusive no regime home office. No entanto, depende muito do tipo de negócio que você pretende investir. 

Já as Franquias necessitam não só de uma unidade física para vendas, mas também de produzir os produtos, o que implica em gastos maiores.

Nesse sentido, o microfranqueado pode voltar toda sua atenção para a conquista de novos clientes sem precisa se preocupar com gestão e produção. No entanto, isso vai depender bastante do tipo de franquia.

Vantagens de investir em uma Microfranquia

As vantagens de se tornar um franqueado, independente do modelo são muitas. 

O franqueado já recebe o modelo de negócio, produto e serviço testado no mercado, diminuindo os riscos, o que não acontece com o empreendedor que está começando tudo do zero.

Outra facilidade para o franqueado é que para a compra dos produtos pode ter direito a prazos mais generosos, descontos e condições especiais de pagamento.

No entanto, como já vimos o microfranqueado, possui mais flexibilidade se comparado ao franqueado tradicional. Por isso,  separamos as principais vantagens de investir em uma microfranquia, confira:

1 – Apoio da Franqueadora

Além de todo o suporte técnico para realizar o trabalho, o microfranqueado também recebe orientação e treinamento de como atuar perante o mercado e tornar o negócio lucrativo e saudável.

É comum também que as franqueadoras ofereçam relatórios periódicos sobre o comportamento do cliente e levantamento de vendas.

Aqui na Papá, por exemplo, contamos com a “Academia Papá” nosso centro de treinamento para microfranqueados. Oferecemos material de apoio, formação e todo aparato informacional para o empreendedor.

2 – Acesso ao plano de negócio:

Como microfranqueado geralmente são pessoas sem conhecimento ou experiência prévia no ramo de mercado, contar com um plano de negócios testado e estável faz toda a diferença. Dessa forma, os riscos são menores e o empreendedor já tem um caminho traçado, só precisa seguir.

3 – Economia em escala:

Como uma franquia se trata de uma rede de colaboradores, os custos com operação, manutenção e produção de produtos e propagandas são consideravelmente menores já que todos colaboram e lucram juntos.

4 – Independência Financeira

O grande objetivo das microfranquias para o franqueado não é ser a principal atividade econômica do empreendedor, mas sim uma opção segura e flexível de se conseguir uma renda extra e trabalhar com o que acredita.

Como na Papá, onde grande parte de nosso time de franqueados é formado por pais e  mães que possuem a missão de transformar a vida de outros pais e facilitar sua rotina.

5 – Economize com pesquisa e elaboração de produtos:

Investir em uma microfranquia é receber o negócio pronto, ao contrário de investir em pesquisa de mercado e desenvolvimento de novos produtos, você vai apenas receber este conhecimento para melhorar sua experiência no negócio.

Confira também nosso conteúdo com “5 dicas importantes na hora de escolher uma franquia.”

Invista com a Papá agora mesmo

Se você chegou até aqui, com certeza, está convencido de que uma microfranquia é o ideal para você.

Agora chegou o momento de encontrar a microfranquia certa, você já pensou em investir no ramo de alimentação infantil saudável?

Aqui na Papá, funciona assim: somos uma microfranquia preocupada com a introdução alimentar de nossas crianças, por isso, oferecemos um cardápio saudável, natural, inclusivo e nutritivo, elaborado por nutricionistas especializados em crianças. 

Nossa missão é transformar a maternidade, enquanto muitos pais não possuem tempo de preparar uma comida saudável para seus filhos, nós entregamos a refeição pronta e fresca. 

Dessa forma, os pais oferecem o melhor alimento mesmo com as rotinas mais corridas. 

Já para nossos franqueados, como já citamos, oferecemos a “Academia Papá”. Conheça os benefícios:

1 – Série de treinamentos, cursos e capacitações

2 – Suporte com o planejamento financeiro, comunicação nas redes sociais e muito mais, antes mesmo da aquisição da franquia.

3 – Suporte pré implantação

4 – Acompanhamento por um gestor de conta e time comercial.

Ficou interessado? Confira também nosso processo de cadastro:

  • Precisa preencher um formulário de qualificação em que pedimos algumas informações sobre você. 
  • Após o envio vamos avaliar o seu perfil e entrar em contato para uma conversa.
  • Nessa conversa você vai entender melhor como funcionamos e vamos entender melhor quais seus objetivos.

Visite nosso site, preencha o formulário e venha fazer parte da marca de comida saudável infantil que mais cresce no Brasil!