Comida Ultracongelada, o que é e como funciona?

O que vem em sua mente quando você pensa em comida ultracongelada?

Provavelmente você deve estar pensando em alimentos industrializados, pouco nutritivos e perigosos para a saúde, não é?! 

Pois, saiba que comida ultracongelada é, na verdade, referência em alimentação saudável e nutritiva, dado que conserva toda a essência do alimento, assim como sua textura, sabor e nutrientes.

Mas afinal, o que é comida ultracongelada? Como funciona? Qual a diferença entre comida congelada e ultracongelada? Posso oferecer comida congelada para meu filho? 

Já adianto que a resposta para a última pergunta é: “Sim, deve!”. Continue essa leitura e confira tudo que você precisa saber sobre refeições ultracongeladas e porquê deve começar a investir nisso!

Como a comida ultracongelada funciona?

Primeiro de tudo precisamos entender o que de fato é uma comida ultracongelada!

Se você pensou que “É uma comida mais congelada que o normal”, acertou! No entanto, a forma como esse congelamento acontece garante a conservação total do alimento sem perdas estruturais ou nutritivas.

Ao contrário do congelamento caseiro, o ultracongelamento, também conhecido como “flash freezing”, se trata de um processo muito mais rápido que o convencional.

Com esta técnica o alimento chega rapidamente a temperaturas negativas em torno de -18°c.

Por conta da agilidade do processo de congelamento e descongelamento o alimento mantém sua estrutura e essência.

Confira algumas informações importantes sobre o ultracongelamento:

Comida Ultracongelada X Comida Congelada

Você deve estar pensando: mas qual a vantagem de uma comida ainda mais congelada? Deve dar muito mais trabalho para esquentar.

De fato, a principal diferença entre comidas ultracongeladas e congeladas é o tempo de processo e a temperatura, uma vez que comidas ultracongeladas podem chegar a -18°c. 

No entanto, as características do alimento não se perdem no ultracongelamento. Enquanto você põe seu pote de feijão no freezer para congelar, por exemplo, o congelamento acontece de forma lenta e gradual, formando cristais de gelo no alimento.

Quando você põe o mesmo pote no microondas para esquentar, o gelo derrete e o líquido se esvai levando com ele sabor, nutrientes e a textura da comida. Por isso, os alimentos, na maioria das vezes, ficam com sabor e textura aguada.

Outro grande problema do congelamento caseiro são as chances de desenvolvimento de bactérias e reações químicas ou enzimáticas, que em alguns casos, podem alterar a qualidade da refeição. Oferecendo também perigo à saúde. 

Em outras palavras,  o ultracongelamento é rápido, prático e seguro, pois, além de tudo, protege seu alimento da formação de bactérias e reações químicas. 

Além disso, você ainda conserva a textura, sabor e principalmente os nutrientes da sua refeição. Neste caso, o descongelamento acontece em menos de 4 minutos e você pode aproveitar o melhor do prato!

Quais comidas podem ser ultracongeladas?

Cada tipo de alimento necessita de uma forma específica de ultracongelamento, visando a conservação de todos seus nutrientes, sabor e textura.

Portanto, para o ultracongelamento você pode optar por: vegetais, carboidratos, massas, doces e salgados.

Confira nosso cardápio:

1 – Ispilicute: Risotinho de frango com cenoura picadinha.

2 – Serelepe: Estrogonofinho de carne com purê de batatas e arroz.

3 – Canjinha da Vovó: Canjinha de galinha super deliciosa.

4 – Big Maluquete: Carninha moída com legumes, arroz integral e purê de macaxeira.

5 –  Italianinho: Massa sem glúten ao molho bolonhesa com manjericão.

6 – Bombolinho: Bolinho de cenoura com calda de cacau 100% e açúcar demerara. 

7 – PapáBrownie: Brownie de cacau 100%, farinha de arroz e açúcar demerara.

Seu filho merece uma refeição de qualidade, por isso, todas as comidinhas da Papá são ultracongeladas. Você pode conferir o cardápio completo em nosso site. Temos as seguintes categorias:

Com sal: https://papacomidadecrianca.com.br/cardapio-com-sal/ 

Sem sal: https://papacomidadecrianca.com.br/cardapio-sem-sal/

Sobremesas: https://papacomidadecrianca.com.br/sobremesas/

Lanchinhos: https://papacomidadecrianca.com.br/lanchinhos/ 

Confira outras 6 vantagens da comida ultracongelada:

1 – Autorizado pela Anvisa

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alimentos devem ser mantidos em temperaturas inferiores a 60°c, por no máximo 6 horas. No entanto, quando congelados, a temperatura ideal deve ser inferior a 5°c, já que a variação entre 6°c e 57°c representa perigo.

No caso de alimentos ultracongelados, não existe este risco, pois as temperaturas são negativas.

2 – Dispensa Conservantes

Se você pensa que comidas ultracongeladas são inimigas de uma vida saudável, está muito enganado! Os alimentos preparados pela Papá, por exemplo, são todos naturais e dispensam conservantes, uma vez que optamos por usar tecnologia de ponta para garantir a conservação de sabor e nutrientes através do ultracongelamento.

3 – Preservação dos Nutrientes

Lembra que falamos sobre o congelamento caseiro quando os cristais de gelo derretem e o líquido leva embora muitos nutrientes? 

Um exemplo disso, é a vitamina C e todas as vitaminas do complexo B, solúveis em água, ou seja, levadas embora pelo derretimento do gelo.

Já no ultracongelamento não há a formação destes cristais de gelo, garantindo que seu filho consuma todas as vitaminas e nutrientes da refeição.

4 – Diminuição dos riscos de contaminação

Você sabia que a formação de bactérias em alimentos mal conservados são a principal causa de infecção alimentar?

Por isso, quando se prepara uma refeição que não será ingerida na hora, é preciso conservá-la no freezer. No entanto, como já explicado, o descongelamento dessa comida tem sérios prejuízos nutritivos.

Com o ultracongelamento isso não é problema, já que tanto a conservação quanto o descongelamento é feito de forma rápida e sem perdas.

5 – Textura de comida fresca

Com tudo que estamos explicando, você já entendeu que o ultracongelamento é muito mais vantajoso que o congelamento normal. E em relação à comida feita na hora, será que o ultracongelamento não fica em desvantagem?

Se você pensou isso, com certeza, ainda não provou nenhum prato da Papá. Sabe quando você prepara um prato com legumes em casa e congela para comer depois? Com certeza você deve ter percebido que após o descongelamento, os legumes ficaram moles e sem graça.

Pois é, no ultracongelamento isso não acontece. A textura e essência do alimento permanecem intactas. Para comprovar isso, basta você experimentar um dos nossos pratos com batatas e vegetais!

6 – Conservação do sabor

A tecnologia de ultracongelamento foi criada para que a comida mantenha a mesma essência, estrutura e sabor de quando ela havia acabado de sair do fogão. Por isso, não se preocupe sequer com o aroma da comida, pois ele será mantido.

Seu filho merece uma comida saudável, nutritiva e saborosa! Para além disso, seu bebê precisa da presença da mamãe ou do papai na hora da alimentação, não abra mão disso! 

Prefira uma comida pronta e de qualidade e estar presente na hora da refeição do que se preocupar em preparar, mas não poder alimentar o seu pequeno.

Seu filho pode consumir Ultracongelados?

Trabalho, estudo, casa, filhos e contas a pagar. Com a correria do dia a dia fica difícil parar para cozinhar uma comida fresquinha para seu filho. 

No entanto, você também não pode permitir que seu filho coma enlatados, industrializados e quaisquer alimentos de preparo instantâneo, mas pobres em nutrientes.

É aí que a comida ultracongelada da Papá (inserir link do site) entra! Com ela você oferece ao seu filho uma alimentação completa, saborosa, rica em nutriente e textura, e preparada por verdadeiros chefes de cozinha, além de nutricionistas que elaboram os pratos especialmente para os pequenos.

Com a Papá, você otimiza seu tempo ao não precisar cozinhar, mas se dedica ao que é realmente importante: a relação entre pais e filhos na hora da alimentação. 

Você vai poder alimentar sua criança, brincar de aviãozinho e se certificar de que ela comeu tudinho. Assim seu filho cresce saudável e você pode ir despreocupado para o trabalho.

Agora que você entende o que é e como funcionam refeições ultracongeladas, sabe que elas são, de longe, a melhor escolha de alimentação saudável, prática e nutritiva.

Assim, nada mais justo que seu filho se alimente do que tem de melhor no mercado de comidas inclusivas e saudáveis.

Visite nosso site e conheça nossa cozinha e nosso cardápio.