3 segmentos de negócio que mais crescem como franquias

Você sonha em abrir um negócio, mas não tem experiência de mercado para começar do zero? Então, já deve saber que uma franquia é a opção perfeita para você!

No entanto, com um mercado instável e em constante transformação, não é tempo de arriscar em segmentos que não têm sua viabilidade comprovada. Pois, apesar de as franquias serem modelos de negócios muito seguros, nem todos têm certeza de sucesso e crescimento.

Para lhe ajudar a escolher um segmento rentável, seguro e com o qual você se identifique, preparamos este artigo, com as melhores opções de segmento, além das características de uma franquia de sucesso para quando precisar escolher a sua. Boa leitura!

Qual perfil de uma franquia de sucesso?

O que as franquias de sucesso têm em comum? É claro que não existe uma receita de bolo, pois cada negócio tem suas especificidades, principalmente no mercado de franchising brasileiro, que muda constantemente. 

No entanto, se você pensa em investir precisa entender que, no mundo dos investimentos, nenhum passo é dado sem existir uma estratégia por trás.

No decorrer da leitura, você vai conhecer os segmentos de franquia que mais crescem, isso significa que investir em um deles é certeza de sucesso? Não! Mas podemos citar características presentes em todo negócio que dá muito certo, sem esses pilares dificilmente você vai chegar ao topo.

Confira 4 características de franquias de sucesso:

1 – Boa gestão:

Um bom gerenciamento vai muito além de liderar pessoas e processos com responsabilidade. Quando você é um franqueado precisa estar a frente da sua unidade e se dedicar em estudos e pesquisas para que ela alcance lucros e metas.

Se você não tiver experiência em gestão, não tem problema! Pois, quando se trata de franchising, uma boa franqueadora oferece todo suporte necessário de informações e conhecimento. Lembre-se que um dos motivos para as franquias fazerem tanto sucesso, é o fato de que o franqueado não precisa ter experiência prévia, tudo é aprendido na prática.

2 – Equipe bem formada:

Uma equipe de profissionais formados, qualificados e engajados com os objetivos da empresa são capazes de vencer qualquer crise.

Vale lembrar que é a equipe que faz tudo acontecer, ou seja, são eles os responsáveis pelo atendimento e pela venda dos produtos, seja online ou presencial.

No entanto, de nada adianta uma equipe especializada se a liderança não sabe ouvir suas ideias. É preciso que franquia e franqueados estejam em sintonia para que o negócio cresça saudável.

3 – Padronização

Uma das principais características das franquias, é que são inúmeras sedes da mesma marca que trabalham iguais, embora tenham proprietários diferentes. Então a qualidade de atendimento e compra que você tem no modelo de negócio, deve ser a mesma em todas as unidades, mesmo que essa estejam em contextos diferentes.

A uniformidade de uma franquia é como uma receita de bolo oferecida pela franqueadora. No entanto, o franqueado precisa dar a devida atenção às regras de conformidade para manter a mesma qualidade e experiência do cliente.

Lembre-se que para essa padronização ser imposta, ela foi testada e teve sua viabilidade comprovada. Na verdade, esse padrão funciona também para ajudar aqueles franqueados que querem investir, mas não têm experiência em como tocar o negócio. 

4 – Apoio da Franqueadora:

A franqueadora deve oferecer todo o suporte técnico e informacional para que o franqueado consiga tocar o projeto com qualidade. No entanto, nem toda marca é capaz de oferecer esse serviço da forma correta.

Assim, é muito importante pesquisar e analisar o histórico da franquia escolhida, se possível, converse com um franqueado e estude as estratégias e como funciona a entrega da marca. O sucesso do seu negócio vai depender muito da franqueadora e da sua dedicação.

3 Segmentos que mais crescem como franquias

Você está aqui porque provavelmente quer abrir um negócio, mas não tem experiência para começar do zero. Para lhe ajudar a escolher um modelo de negócio seguro, em crescimento e com grandes taxas de sucesso, separamos 3 sugestões.

3 segmentos de franquias que mais crescem no Brasil

Beleza e cuidado pessoal

O isolamento social fez com que as pessoas voltassem sua atenção para si. Dessa forma, passamos a nos preocupar com nosso corpo, cabelo, pele e autoestima, em geral.

Devido a estes fatores, de acordo com uma pesquisa feita pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) registrou, em 2020, um aumento de 5,8%.

Outro dado importante sobre o ramo, é que segundo apontado pela  ABF (Associação brasileira de franchising), o setor teve um crescimento de 3,1% no faturamento de franquias relacionadas a Saúde, Beleza e Bem-Estar. 

Portanto, investir em um negócio lucrativo e em crescimento se bem gerido é certeza de sucesso!

Pets

Você já deve ter percebido como a pandemia transformou a dinâmica do mercado e os hábitos dos consumidores. Durante o isolamento social muitas pessoas se viram solitárias e encontraram nos animais de estimação uma companhia para todos os momentos.

Hoje, os donos estão cada vez mais preocupados com a saúde e bem-estar de seus pets, mimam seus animaizinhos como se fossem verdadeiros filhos, e para alguns, são mesmo. Com isso, este público está sempre disposto a oferecer do bom e do melhor para seu pet.

De acordo com a Euromonitor Internacional,  o Brasil movimenta anualmente mais de R$22 bilhões com produtos voltados aos animais de estimação. Esse dado representa então 5,22% de tudo aquilo que essa categoria de negócio movimenta nos 5 continentes do mundo.

Alimentação Saudável e inclusiva

A alimentação saudável vinha em crescente avanço desde que os índices de obesidade aumentaram consideravelmente. Hoje, cuidar da alimentação vai além da questão estética, pois está diretamente relacionada com nossa saúde e as pessoas têm cada vez mais consciência disso.

Por este motivo, a alimentação saudável se configura como um negócio que não atrai apenas o público ‘fitness’ como antes, mas sim a população em geral, e principalmente as crianças. Pois, as mamães e papais estão mais preocupados com a rotina alimentar dos pequenos. E não é para menos, já que cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes são obesos.

Dessa forma, quando a introdução alimentar é feita do modo correto, com alimentos saudáveis e nutritivos, a criança aprende desde cedo a comer com qualidade e se torna resistente a impulsos para comer doces e gorduras.

Vale ressaltar, que o segmento da alimentação saudável é um dos mais estáveis e seguros do mercado brasileiro, sendo assim uma ótima opção para você que pode também explorar as facilidades do delivery e plataformas digitais.

Além da alimentação saudável, a alimentação inclusiva também pode ser um ótimo negócio, afinal, é um mercado pouco explorado e com demanda expressiva.  

A Papá, por exemplo, é uma franquia de alimentação saudável e inclusiva para crianças. Aqui, nosso cardápio é todo pensado para a nutrição e saúde dos pequenos.  

Nossa missão é transformar a maternidade através da alimentação, pois apesar de atarefadas, com a rotina do dia-a-dia, o momento da alimentação da criança é muito importante.

No entanto, quando a comida já vem pronta e fresca, essa mamãe consegue otimizar tempo sem abrir mão da relação com seu filho, nem dos compromissos do trabalho.

Além disso, nos orgulhamos de oferecer uma alimentação 100% inclusiva, natural e saudável, com registro da Anvisa, além de embalagens BPA Free e reutilizáveis.

Hoje temos mais de 40 franquias por todo Brasil, levando mais saúde, tempo e conexão para papais, mamães e seus pequenos.

O que é preciso para ser um franqueado da Papá?

Ser franqueado da Papá, é um ótimo negócio! Passamos por diversos testes e validações para estar hoje em vários estados do país. Parte disso está no nosso processo de seleção de franqueados.

O primeiro pré-requisito é se identificar com o nosso propósito! Mães querem ser entendidas e escutadas, e estamos aqui para facilitar suas vidas e cuidar da alimentação de seus filhos. Um franqueado da Papá também precisa ter ambição suficiente para abraçar nossos objetivos e crescer conosco!

Você acha que se encaixa em nosso perfil? Então confira nosso passo a passo de admissão:

1 – Preencha um formulário de qualificação, em que pedimos algumas informações sobre você. 

2 – Após o envio vamos avaliar o seu perfil e entrar em contato para uma conversa.

3 – Nessa conversa você vai entender melhor como funcionamos e vamos entender melhor quais seus objetivos.

Se seu perfil for qualificado para nossa franquia, já podemos seguir os trâmites mais burocráticos, como assinar o contrato.

Sem experiência como empreendedor?

Você não tem experiência no mercado? Não se preocupe! Todos os nossos franqueados têm acesso à Academia Papa, um verdadeiro centro de treinamento para formação de nossos franqueados.

Conheça os benefícios da Academia Papá:

1 – Série de treinamentos, cursos e capacitações

2 – Suporte com o planejamento financeiro, comunicação nas redes sociais e muito mais, antes mesmo da aquisição da franquia.

3 – Suporte pré implantação

4 – Acompanhamento por um gestor de conta e time comercial.

Quer fazer parte do nosso time? Visite nosso site e conheça nossa marca